Em 1964, um grupo formado por três religiosas da Congregação das Irmãs Franciscanas de Ingolstadt, chegou a São Miguel do Iguaçu. As Irmãs Emanuela Capitaneo, Luiza Dondoni e Beatriz Pollo trouxeram, em sua bagagem, o sonho de servir a esta comunidade, partilhando o que tinham de melhor: seu amor e sua cultura, ampliada por uma rica formação acadêmica.

A comunidade acolheu calorosamente essas Irmãs e se identificou com seus ideais. União, dedicação, generosidade, amizade, criatividade, sacrifício, amor e ousadia foram elementos essenciais para que essas pessoas construíssem uma base sólida para o trabalho de muitas outras gerações: passo a passo, tijolo sobre tijolo, foi edificado e estruturado o atual Colégio Franciscano Nossa Senhora de Fátima.

Inauguração

Depois delas, muitas outras Irmãs vieram. Jovens das famílias da região também acolheram o chamado de Deus e responderam à vocação, consagrando suas vidas no serviço à Deus e aos irmãos.

Ao longo desses anos, milhares de pessoas puderam experimentar essa presença fraterna e tiveram suas vidas indelevelmente marcadas pela convivência e serviço das Irmãs e leigos que aqui se doaram e fizeram desse Colégio uma referência para a cidade e região.

1939