A descoberta como fonte de aprendizagem e encantamento
O espaço de formação de Educação Infantil é entendido como integrador das funções de cuidar e educar:
Educar, neste sentido, significa propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.
Uma jornada mágica de descobertas
Na Educação Infantil, temos o compromisso de tornar realidade uma proposta pedagógica que garanta às crianças viver com alegria essa etapa tão importante de seu desenvolvimento, mantendo como princípios:
O respeito à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas etc;
O direito das crianças de brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil;
O acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética;
A socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma;
O atendimento aos cuidados essenciais associados à sobrevivência e ao desenvolvimento de sua identidade.